quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Não confie em um pelicano


NÃO CONFIE EM PELICANO
TAILÂNDIA
MUITO, MUITO LONGE DAQUI, HÁ UM PAÍS MUITO BONITO,
EM QUE AS PESSOAS DANÇAM E CANTAM AS HISTÓRIAS DE ANIMAIS QUE SEMPRE OUVIRAM CONTAR.
MUITAS LUAS ATRÁS, HAVIA NESSE PAÍS UM LAGO MUITO BONITO.ERA RODEADO POR UMA FLORESTA VERDE E DENSA E POR MONTANHAS MUITO ALTAS.
NO LAGO DESAGUAVA UM RIO CAUDALOSO, QUE NASCIA NUMA FONTE NAS MONTANHAS. O RIO PERCORRIA UM LONGO CAMINHO SINUOSO, PASSANDO POR ROCHAS, FORMANDO CASCATAS E CACHOEIRAS ESTRONDOSAS, ATÉ CHEGAR AO BELO LAGO. O LAGO ERA CHEIO DE VIDA, CHEIO DE PLANTAS, CHEIO DE SAPOS, PEIXES E ATÉ CARANGUEJOS.
ÀS MARGENS DO LAGO TAMBÉM VIVIA EM PELICANO. ESSE PELICANO TINHA PERDIDO A FAMÍLIA E OS AMIGOS HAVIA MUITO, MUITO TEMPO. AGORA ESTAVA VELHO E FRACO, E VIVIA SOZINHO À BEIRA DO LAGO. TODOS OS DIAS ELE IA ATÉ AS ÁGUAS MAIS FUNDAS PARA PEGAR OS PEIXINHOS SABOROSOS QUE NADAVAM POR ALI. MAS, AGORA QUE ESTAVA VELHO E FRACO, ORNAVA-SE CADA VEZ MAIS DIFÍCIL PEGAR OS PEIXINHOS, QUE ERAM MUITO AGITADOS.
FREQUENTEMENTE O PELICANO VOLTAVA PARA CASA FAMINTO E DESANIMADO. IMAGINAVA QUE LOGO ACABARIA MORRENDO DE FOME, SE NÃO CONSEGUISSE PEGAR NENHUM PEIXE.
UM BELO DIA, TENTANDO PENSAR NUM JEITO DE PESCAR SEM FAZER TANTO ESFORÇO, O PELICANO VIU SEU PRÓPRIO REFLEXO NA ÁGUA E, PERCEBENDO DE REPENTE O QUANTO ERA MARAVILHOSO E INTELIGENTE, TEVE UM LAMPEJO, UMA IDÉIA GENIAL. _ É ISSO! _ ELE RIU ALTO. _ É ISSO MESMO QUE VOU FAZER!
E O PÁSSARO PÔS SEU PLANO EM AÇÃO. FICOU ALI PARADO, À BEIRA DO LAGO, FINGINDO ESTAR MUITO TRISTE. NEM FEZ MENÇÃO DE PEGAR O PEIXE QUE PASSOU NADANDO PERTO DELE. AS CRIATURAS DO LAGO NOTARAM O QUANTO O PELICANO ESTAVA TRISTE E FICARAM CURIOSAS PARA SABER O QUE TINHA ACONTECIDO.
O VELHO CARANGUEJO, QUE ERA O MAIS SÁBIO E CORAJOSO DENTRE OS HABITANTES DO LAGO, APROXIMOU-SE DO PELICANO E PERGUNTOU:
_ POR QUE ESTÁ TÃO TRISTE, PELICANO?
_ AI, AI, AI _ REPLICOU O PELICANO _, MAUS TEMPOS VIRÃO PARA ESTE LAGO.
TODOS NÓS VAMOS ENFRENTAR UM TERRÍVEL PERIGO.
_MINHA NOSSA, QUE PERIGO TERRÍVEL É ESSE? DIGA, POR FAVOR _ DISSE O CARANGUEJO.
_É ISSO MESMO, UM PERIGO TERRÍVEL _ DECLAROU O PELICANO. _ LOGO VAI DEIXAR DE CORRER ÁGUA DA MONTANHA. O RIO VAI PARAR DE CORRER SOBRE AS ROCHAS E O LAGO VAI SECAR. TODOS NÓS VAMOS MORRER, DESAPARECER.
O CARANGUEJO FICOU ALARMADO E FOI DAR A NOTÍCIA AOS PEIXES E SAPOS. OS PEIXES FICARAM MAIS ALARMADOS AINDA. AFINAL, PELICANO SABE VOAR, SAPO SABE PULAR, CARANGUEJO SABE RASTEJAR, TODOS PODIAM IR PARA OUTRO LUGAR. MAS PEIXE NÃO SABE VOAR, NEM PULAR, NEM RASTEJAR.
EM PÂNICO, OS PEIXES PUSERAM-SE A NADAR EM CÍRCULOS E A SE LAMENTAR:
_ O QUE VAI SER DE NÓS E DE NOSSOS FILHOTES? O QUE VAI SER DE NÓS?
O PEIXE MAIOR E MAIS GORDO DE TODOS FOI FALAR COM O PELICANO:
_ CARO PELICANO, VOCÊ NOS TROUXE PÉSSIMAS NOTÍCIAS. MAS, COMO VOCÊ É TÃO INTELIGENTE, DIGA-NOS O QUE DEVEMOS FAZER PARA NOS SALVAR.
O PELICANO RESPONDEU:
_ ORA, EU SOU APENAS UM PÁSSARO. MAS POSSO AJUDÁ-LOS DE UMA MANEIRA MUITO SIMPLES. NÃO MUITO LONGE DAQUI, HÁ UM LAGO MAIOR E MAIS BONITO DO QUE ESTE. NO CENTRO DELA HÁ UMA FONTE INESGOTÁVEL, PORTANTO ELE NUNCA DEIXARÁ DE TER ÁGUA, É UM LAGO ETERNO. SE QUISEREM PODEREI LEVÁ-LOS ATÉ LÁ.
_ VOCÊ É UM AMIGO DE VERDADE _ DISSE O PEIXE. _ É A NOSSA SALVAÇÃO.
POR FAVOR, LEVE-NOS DENTRO DE SEU BICO ATÉ ESSE OUTRO LAGO.
É UMA TAREFA DIFÍCIL _ DISSE O PELICANO. _ MAS VOU FAZER UM ESFORÇO.
AO OUVIREM ESSAS PALAVRAS, TODOS OS PEIXES COMEÇARAM A GRITAR:
_ EU VOU PRIMEIRO! EU VOU PRIMEIRO!
_ CALMA _ DISSE O PELICANO. _TENHAM PACIÊNCIA. SÓ POSSO CARREGAR ALGUNS DE CADA VEZ. VOU TER DE FAZER VÁRIAS VIAGENS. COMO ESTOU MUITO VELHO E FRACO, VOU PRECISAR DESCANSAR ENTRE ELAS, POR ISSO ESSA TAREFA VAI LEVAR ALGUM TEMPO PARA TERMINAR. MAS PROMETO QUE VOU SALVAR TODOS VOCÊS.
O PELICANO ESCOLHEU OS PEIXES MAIS GORDOS, PEGOU-OS COM O BICO E VOOU PARA O OUTRO LADO DA FLORESTA DENSA E VERDE. POUSOU NUMA PEDRA GRANDE E LÁ, MUITO SOSSEGADO, COMEU TODOS ELES, DEIXANDO APENAS UMAS ESPINHAS. DEPOIS VOLTOU PARA BUSCAR MAIS PEIXES.
FOI SÓ DIZER:
_ QUEM É O PRÓXIMO?
_ EU, AGORA VOU EU _ OS PEIXES GRITAVAM.
ASSIM, ELE PEGOU MAIS PEIXES E SAIU VOANDO ATÉ A PEDRA, ONDE TAMBÉM OS DEVOROU.
QUANDO ESTAVA DE BARRIGA CHEIA, O PELICANO DESCANSAVA E DORMIA SOB O SOL DELICIOSO E QUENTINHO. QUANDO FICAVA COM FOME, VOAVA DE VOLTA AO LAGO ONDE MAIS PEIXES, ANSIOSOS, ESPERAVAM CHEGAR SUA VEZ DE SER RESGATADOS.
EM DIA, O VELHO E SÁBIO CARANGUEJO COMEÇOU A REFLETIR SOBRE AQUELE GRANDE PERIGO. ELE ERA MUITO DIFERENTE DOS PEIXES. JÁ TINHA VIAJADO MUITO, JÁ TINHA VISTO E APRENDIDO MUITA COISA. COMEÇOU A PERCEBER QUE, SE A ÁGUA AINDA CORRIA DA MONTANHA COM TANTA FORÇA, AQUELA HISTÓRIA DA SECA NÃO PODIA SER VERDADE. ENTÃO PASSOU A DESCONFIAR DO PELICANO.
O VELHO E SÁBIO CARANGUEJO RESOLVEU INVESTIGAR O QUE ESTAVA ACONTECENDO. NO DIA SEGUINTE, MAIS UMA VEZ O PELICANO CHEGOU AO LAGO E GRITOU:
_ QUEM É O PRÓXIMO?
_ AGORA SOU EU. LEVE-ME, PELICANO, POR FAVOR _ DISSE O CARANGUEJO.
O PELICANO FICOU ENCANTADO. JÁ ESTAVA MEIO FARTO DE TANTO PEIXE. DE REPENTE SENTIU VONTADE DE COMER CARNE DE CARANGUEJO E CONCORDOU IMEDIATAMENTE.
_ COM TODO PRAZER. VENHA, VOU LEVÁ-LO ATÉ O LAGO NOVO.
O PELICANO PEGOU O CARANGUEJO NO BICO, SOBREVOOU A FLORESTA VERDE E DENSA ATÉ CHEGAR À ALTURA DA PEDRA, LÁ DO OUTRO LADO.
O VELHO E SÁBIO CARANGUEJO OLHOU PARA BAIXO, ESPERANDO VER UM LINDO LAGO. MAS SÓ ENXERGOU UMA PEDRA GRANDE, COBERTA DE ESPINHAS DE PEIXE. NA MESMA HORA ENTENDEU O QUE TINHA ACONTECIDO.
O CARANGUEJO FICOU COM MEDO. COMPREENDEU QUE O PELICANO IA POUSAR NA PEDRA E DEVORÁ-LO, COMO TINHA FEITO COM OS PEIXES.

O CARANGUEJO PENSOU, PENSOU. O QUE FAZER PARA SALVAR SUA VIDA E A DOS PEIXES QUE AINDA RESTAVAM NO LAGO?
DE REPENTE ELE AGARROU O PESCOÇO DO PELICANO COM SUAS PINÇAS VIGOROSAS. EM PÂNICO, O PELICANO SE DEBATIA, ABRIA E FECHAVA AS ASAS, TENTANDO LIVRAR-SE DO CARANGUEJO. MAS O CARANGUEJO SEGURAVA FIRME, APERTANDO CADA VEZ MAIS O PESCOÇO DO PÁSSARO. LOGO O PELICANO FOI AO CHÃO, CAINDO COMO UMA PEDRA PESADA. FOI SEU FIM.
LENTAMENTE, O CARANGUEJO FOI VOLTANDO PARA O LAGO, RASTEJANDO DE LADO, COMO FAZEM OS CARANGUEJOS. OS PEIXES FICARAM SURPRESOS AO VÊ-LO DE VOLTA.
_ POR QUE VOCÊ VOLTOU? ONDE ESTÁ O PELICANO? _ ELES PERGUNTAVAM.
O VELHO CARANGUEJO ENTÃO CONTOU-LHES QUE TINHAM SIDO ENGANADOS E QUE, POR ISSO, ELE TINHA ACABADO COM O PELICANO...
DESDE ENTÃO, SAPOS, PEIXES E CARANGUEJOS NUNCA FIZERAM AMIZADE COM PELICANOS.
RECONTADOS POR NAOMI ADLER


















Nenhum comentário:

Postar um comentário